7 Maneiras de Aumentar a Sua Inteligência Emocional

Quando se trata de falar de inteligência, de alguém quociente de inteligência (QI) é normalmente o que vem à mente; no entanto, há um outro tipo de inteligência que é muitas vezes esquecido, mas igualmente importante: a sua inteligência emocional (QE).

O EQ é um componente chave para a construção de qualquer profissional ou de relação pessoal. A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerir as suas emoções e as de outras pessoas. É importante para a navegação de seu relacionamento com o seu chefe, colegas, amigos, família, e seu outro significativo.

De acordo com o Dr. Sanam Hafeez, um neuropsychologist e membro do corpo docente da Universidade de Columbia, existem três principais pilares da inteligência emocional: auto-conhecimento, motivação racionalmente olhar para um problema e encontrar uma solução, e a capacidade de desenvolvimento de habilidades sociais. Felizmente, você pode trabalhar constantemente sobre estes três pilares para aumentar a sua inteligência emocional para que você possa desenvolver um maior auto-conhecimento, o que prejudicará sua capacidade para interpretar e responder às emoções de outras pessoas e a sua própria.

Aqui estão sete dicas de especialistas para ajudar você a aumentar a sua inteligência emocional.

1. Procure Sempre Interagir
Dr. Julie Gurner, um consultor de negócios, com um doutorado em psicologia, sugere que você incorporar mais interações sociais em seu dia. Ela recomenda a adição de mais uma pequena conversa a sua rotina. Por exemplo, em vez de ouvir música, enviar mensagens de texto, e verificar seu e-mail enquanto caminhava para o trabalho, buscar genuínos interações com o barista na coffee shop ou a pessoa que você vê como você anda pelo parque para cães todas as manhãs. De acordo com o Dr. Gurner, “Pequena, breve interações sociais fora do nosso escritório nos ajuda a conectar-se melhor com os outros dentro de nosso escritório.”

2. Mantenha um Diário
Dr. Danielle Harlan, o fundador e diretor do Centro para o Avanço da Liderança e do Potencial Humano, com um doutorado em ciência política e mestrado em educação, enfatiza a importância do registro no diário regularmente, a fim de identificar nossas emoções. “Parte de ser emocionalmente inteligente envolve saber o que você está sentindo em determinado ponto no tempo”, diz ela. Harlan explica que, “o Diário (especialmente após a carga emocional medicamentosas) ajuda as pessoas a entender melhor o que eles estavam sentindo e reconhecer padrões de comportamento em si mesmos e aos outros.”

3. Ajudar Os Outros
“Fazer algo completamente fora de bondade e por uma causa que você acredita em coloca você em contato com outros semelhantes perspectivas, mas é provável que outras pessoas de fora do seu normal esfera social”, diz Gurner. E conectar-se com pessoas fora de seu setor ou círculo social pode expandir o seu EQ. Da mesma forma, o Dr. Melanie Ross Mills, palestrante, conselheiro, e autor de um doutorado em temperamento terapia, enfatiza a importância de demonstrar empatia e consideração durante todo o dia. “Ficar fora de si mesmo para pensar sobre os outros. Desde o mais pequeno gesto para que se estende você. Estar disponível.”

4. Estar Presente
Quando você está verdadeiramente presente, você é capaz de reconhecer e compreender emoções de outras pessoas. Harlan recomenda a observação de pessoas linguagem do corpo e alterações no humor ou de energia. Ela dá o exemplo de um colega que é sempre enérgico e engajados, mas parece retirado ou relaxado. Este comportamento pode ser sinal de uma mudança de humor que pode ser um resultado de um incidente recente ou circunstância. Como um sensível colega, a sua comunicação com ela deve mudar tão bem, ela diz.

5. Tomar um Fôlego
Você já escreveu um e-mail ou mensagem de texto quando você estava com raiva e mandou sem realmente pensar sobre as implicações? De acordo com Mills, você não deve evitar que as suas emoções, mas você precisa nem sempre agem de acordo com elas. “É fácil deixar as coisas que são difíceis de resolver”, diz ela. Parte do amadurecimento em nosso desenvolvimento emocional é encontrado em deixar-nos sentir o que realmente sente. Também é desenvolvido à medida que aprendemos a conter as nossas emoções. A auto-consciência que gera auto-controle.” Assim, pode ser uma boa ideia esperar vinte e quatro horas antes de disparar uma resposta para o seu chefe ” todas em maiúsculas e-mail. Entretanto, a prática do que ela chama a ressignificação emocional. “Reiniciar, a focagem, atualizar e re-engajar. Quando sentir que os seus níveis de stress estão aumentando e o seu emoções negativas estão tomando conta, dê uma pausa e reiniciar.” Ir para uma caminhada, tome três respirações profundas, diário de suas emoções, ou encontrar outra maneira de fazer o reset até que você se sinta pronto para re-engajar-se em um sensível e equilibrada.

Se você sentir que você pode perder o controle, Harlan sugere acalmar-se para baixo concentrando-se em uma tarefa que requer o lógico-analítica do seu cérebro, tais como a leitura de um artigo de negócio ou de pensar, de 10 de coisas que você gosta que começam com a letra P. “Estes aparentemente aleatórios atividades, na verdade, a força do seu foco imediato de ‘emocional’ reptilianos área de seu cérebro e de volta para o executivo e área lógica que faz boas decisões”, diz Harlan.

6. Desatravancar
Mills recomenda fazer uma pausa para pagar a atenção para os seus processos de pensamento, antes de saltar para conclusões. Ela aconselha a fazer suposições antes de reunir todos os fatos e exorta-nos a não levar outras pessoas respostas, pessoalmente, porque, para a maior parte, “não é sobre você.” Em vez disso, “esforça-se para manter sua mente clara e limpa a partir do emaranhado de preocupações e angústia que não têm de estar presentes e não são produtivos”.

7. Ouça Atentamente
Em vez de fornecer soluções quando outros estão lutando, Harlan favores ser um bom ouvinte, que vai permitir que os outros “trabalhar para o seu problema inteiramente no seu próprio e venha com a exata solução certa.” Quando alguém chega a uma solução por conta própria, ela vai “tendem a ser mais motivados para persegui-lo e mais engajados no longo prazo do que se tentou encontrar uma solução para eles.”

Claro, um dos mais simples sugestões Harlan tem é pedir às pessoas como elas estão se sentindo, se você não tiver certeza. “Não importa o quão alto você está na EQ, às vezes é realmente muito difícil de ler, como alguém está se sentindo. Nesses casos, é correto basta perguntar-lhes como eles estão sentindo e deixá-los saber que você está lá para apoiá-los quando eles precisam”, diz ela.

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