Exposição

A exposição está distribuída em 06 salas através das quais é possível conhecer a cultura e a história do povo Ticuna.

  1. Na primeira sala, Origem da existência do povo Ticuna, o visitante é convidado a conhecer os principais deuses relacionados à origem do povo Ticuna, Ipi e Yo’i, Aucüna e Mowarcha; seus lugares sagrados, a exemplo do Eware; os mitos de origem; e, também a organização social e o tempo dos antigos patrões.
  2. Na sala seguinte, o Artesanato, é apresentada a diversidade de objetos produzidos pelos Ticunas. Suas bolsas, potes, panelas, cuias e muitos outos itens podem aí ser conhecidos. E uma sessão é dedicada à história da Associação das Mulheres Indígenas Ticuna (AMIT) responsável pela produção de parte do materiais.
  3. A sala três é dedicada às esculturas Ticuna e nela o visitante pode conhecer a habilidade dos indígenas em entalhar na madeira os animais de seu convívio. No espaço seguinte estão os instrumentos de caça e os colares.
  4. A sala quatro é totalmente dedicada ao Ritual da Moça Nova. Nela encontramos os principais instrumentos utilizados no ritual, as pinturas e procedimentos adotados.
  5. A sala seguinte compreende objetos de caça e pesca e objetos utilizados pelas crianças em suas brincadeiras.
  6. Na última sala, encontramos os barcos e canoas utilizados pelos indígenas em seus trabalhos e deslocamentos.

Onde estamos

Dias e horários de funcionamento:
Segunda à sexta, das 9h às 17h; sábados das 9h às 12h.
Telefone: (97) 98421-0059
Endereço: Av. Castelo Branco, 396 - Centro,
Benjamin Constant - AM, 69630-000

Situado a 1.200 km de Manaus, o Museu Magüta está localizado na cidade de Benjamin Constant (AM), ponto de acesso às 15 terras indígenas, todas demarcadas e regularizadas, habitadas pelos Ticuna.

O museu funciona como centro de referência para seu povo, cuja população está em torno dos 47 mil indígenas, sendo a maior população indígena do Brasil, distribuída nos nove municípios da microrregião do Alto Solimões, além do médio Solimões e na cidade de Manaus. Sua população também está presente em comunidades na Colômbia e no Peru.

Como
chegar

Por Manaus – Vôos regulares para Manaus fornecidos pelas principais companhias áreas. De lá pegue uma barco no porto de Manaus com destino para Benjamin Constant (MA) de lá teremos o prazer de conduzir até nosso museu

Por Tabatinga – Vôos especiais saindo do Rio de Janeiro. De lá pegue uma barco no porto de Tabatinga com destino para Benjamin Constant (MA) de lá teremos o prazer de conduzir até nosso museu.