Magüta arü wiyaegü – Cantos Tikuna – CD1 – Faixa 10
Desde os cantos de origem, ligados ao tempo dos imortais (ü-üne), até os contemporâneos, encontramos a referência a Éware e (CD1: 2, 4 e 10; CD2: 4 e 6), o território sagrado onde os Tikuna foram pescados por Yoi, o principal herói mítico do povo. Em meio a suas peripécias com seu irmão Ipi, Yoi resolve pescar peixes que mais tarde virariam gente. Após tentar com várias iscas, experimenta com macaxeira e finalmente consegue pescar aquele que seria o seu povo, os Tikuna. A narrativa que conta a história da menina Worecü, origem da Festa da Moça Nova, faz parte também das histórias de fundação do mundo.
A Festa da Moça Nova começa logo ao amanhecer, quando o som dos tutus (pequenos tambores com pele bem esticada) vai tomando conta da aldeia, e os tocadores vão caminhando em círculos ou em forma de oito dentro da Casa de Festa (to õ tchine ri tchöegune) (CD1: 2).
Os cantos que seguem a abertura dos tutus compõem-se: de cantos estritamente ligados à Festa da Moça Nova (worecütigü), como os cantos de conselho e os cantos para ralar genipapo (CD1: 8, 10, 12 a 16); cantos que podemos chamar de “improvisos” em que, em base melódica tradicional, o cantor narra sobre feitos acontecidos, ou sobre o que acontece no momento; e cantos ligados a outros rituais ou ligados à personagem ou eventos de narrativas mitológicas (CD1: 3, 5 e 9).
Que tipo de música produz um povo indígena com dezenas de milhares de pessoas, habitante de uma região de trocas culturais seculares e cuja história de contato com o homem “branco” remonta ao século XVIII? É claro que essa música será tão diversa e complexa quanto a própria sociedade que a produz. Este disco apresenta apenas uma pequena mas representativa amostra do rico universo musical tikuna, no qual cantigas muito antigas convivem, e às vezes se misturam, com músicas tocadas em instrumentos eletrônicos, comuns nas margens do rio Solimões.
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Tipo: Músicas
Formato: Áudio e Músicas
Localização: Sala 1 - O Povo Ticuna
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