De acervos coloniais aos museus indígenas : formas de protagonismo e de construção da ilusão museal

A imagem museal indígena é ilusória e arbitrária – conflui espaços, tempos e referências distintas na composição de uma representação idealizada. Na obra, antropólogos abordam os museus coloniais e indígenas pelo mundo, propondo o diálogo, a desconstrução dessa imagem e o uso efetivo desses acervos pelas populações autóctones. Ideal para historiadores, museólogos e interessados no domínio da museologia e das populações indígenas.

A 173 – UFPB/BC
De acervos coloniais aos museus indígenas : formas de
protagonismo e de construção da ilusão museal / João
Pacheco de Oliveira, Rita de Cássia Melo Santos
(organização). – João Pessoa : Editora da UFPB, 2019.
444 p.

ISBN 978-85-237-1414-7

  1. Povos indígenas. 2. Museu e povos indígenas. 3. Arte
    africana. I. Oliveira, João Pacheco de. II. Santos, Rita de
    Cássia Melo. III Título.

CDU 39

Tipo: Livros

Formato: Publicações

Localização: Sala 1 - O Povo Ticuna

Download PDF

Onde estamos

Dias e horários de funcionamento:
Segunda à sexta, das 9h às 17h; sábados das 9h às 12h.
Telefone: (97) 98421-0059
Endereço: Av. Castelo Branco, 396 - Centro,
Benjamin Constant - AM, 69630-000

Situado a 1.200 km de Manaus, o Museu Magüta está localizado na cidade de Benjamin Constant (AM), ponto de acesso às 15 terras indígenas, todas demarcadas e regularizadas, habitadas pelos Ticuna.

O museu funciona como centro de referência para seu povo, cuja população está em torno dos 47 mil indígenas, sendo a maior população indígena do Brasil, distribuída nos nove municípios da microrregião do Alto Solimões, além do médio Solimões e na cidade de Manaus. Sua população também está presente em comunidades na Colômbia e no Peru.

Como
chegar

Por Manaus – Vôos regulares para Manaus fornecidos pelas principais companhias áreas. De lá pegue uma barco no porto de Manaus com destino para Benjamin Constant (MA) de lá teremos o prazer de conduzir até nosso museu

Por Tabatinga – Vôos especiais saindo do Rio de Janeiro. De lá pegue uma barco no porto de Tabatinga com destino para Benjamin Constant (MA) de lá teremos o prazer de conduzir até nosso museu.