Origem da existência do povo Ticuna, o visitante é convidado a conhecer os principais deuses relacionados à origem do povo Ticuna, Ipi e Yo’i, Aucüna e Mowarcha; seus lugares sagrados, a exemplo do Eware; os mitos de origem; e, também a organização social e o tempo dos antigos patrões.
16 Canto da Mãe do Vento Alícia Luciano Geraldo, Nova Jerusalém, T.I. Évare II, 25/06/2004
Magüta arü wiyaegü – Cantos Tikuna – CD1 – Faixa 16
Os cantos que seguem a abertura dos tutus compõem-se: de cantos estritamente ligados à Festa da Moça Nova (worecütigü), como os cantos de conselho e os cantos para ralar genipapo (CD1: 8, 10, 12 a 16); cantos que podemos chamar de “improvisos” em que, em base melódica tradicional, o cantor narra sobre feitos acontecidos, ou sobre o que acontece no momento; e cantos ligados a outros rituais ou ligados à personagem ou eventos de narrativas mitológicas (CD1: 3, 5 e 9).
Que tipo de música produz um povo indígena com dezenas de milhares de pessoas, habitante de uma região de trocas culturais seculares e cuja história de contato com o homem “branco” remonta ao século XVIII? É claro que essa música será tão diversa e complexa quanto a própria sociedade que a produz. Este disco apresenta apenas uma pequena mas representativa amostra do rico universo musical tikuna, no qual cantigas muito antigas convivem, e às vezes se misturam, com músicas tocadas em instrumentos eletrônicos, comuns nas margens do rio Solimões.
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