A festa da Moça-Nova, ritual de passagem da jovem Tikuna quando chega na primeira menstruação, já se inicia desde o nascimento de uma criança de sexo feminino, até chegar no dia em que a menina se torna moça. Aí então os pais e parentes preparam a sua festa, que é camada “festa da Moça-Nova” ou também “festa de pelação” em nossa língua é (WORECÜTCHIGA). Esta é uma cerimônia muito sagrado que os Tikunas fazem. A festa já veio desde princípio do mundo, depois que Deus Yo’i e Ipi pescou o seu povo no lugar chamado “Eware”.
Quem são os Tikuna no ponto de vista atual? A resposta depende de cada localidade onde estão os Tikunas, seja se ficam aldeados mais próximo a cidade ou se vivem nos igarapés e nas ilhas do rio Solimões ou nas cabeceiras dos igarapés. Alguns vão responder que os Tikuna são os que usam roupa, que frequentam as igrejas, que estudam nas universidades e cidade, que falam o português (alguns nem falam mais a sua língua). Ao contrário, outros vão responder que os Tikunas são os que pintam seu corpo com jenipapo, caçam, vivem de coleta de frutas e praticam danças tradicionais quando fazem a festa da moça nova. Muitos brancos vão dizer que os Tikunas não são mais indígenas porque usam roupas, se misturam com os brancos e são urbanizados. Esses diferentes respostas fazem parte da realidade do povo Tikuna e tem muito a ver com o preconceitos que o povo sofre nos dias atuais. A festa da moça nova, da qual todos podem participar, nos traz uma series de conceitos e significados que podem reunir todas aquelas diferentes respostas.
A festa da moça nova é um ritual que, para os Tikunas, tem profundas significações até os dias atuais. Nela está todo o conhecimentos do povo, onde somente os Tikunas tem a pratica e o uso dessa ciência. O ritual é uma teia de significações tecida pelos antigos ancestrais Tikuna e pelos seus seres protetores imortais (Yói, Ipi e muitos outros). Em cada comunidade Tikuna os anciões orientam todos os jovens porque essa pratica ritual tem que ser mantida. Todos os jovens são convocados em certa ocasião e é ai que este conhecimento é transmitido a eles, momento em que o ancião conta toda a história do surgimento do povo e da festa da moça nova. Essa transmissão dura horas e até dias, semanas e mês, fazendo parte dos preparativos da festa e criando um círculo de comunicação espiritual.
De forma feral para todos os Ticuna que estão vivos a festa da moça nova significa, proteção, direito de cidadão, direito a educação, direito a demarcação de terra, direito a saúde e principalmente a respeito tanto como pessoas cidadãos brasileiros. O ritual da moça nova é a identidade do povo Tikuna. As roupas que os tikuna usam não significa que eles deixaram de ser Tikuna por causa do vestimenta de roupa, a roupa que os Tikuna usam é para se comunicar com o mundo dos branco fora disso o direito de ser Tikuna sempre tem porque ele fala sua língua, realiza as atividades tradicionais como, pescar e caçar, fazer roça e fazer contato com mundo espiritual. O Tikuna nunca deixou de ser quem ele é por causa da roupa.
Esse é a importância da festa da moça nova para o povo Tikuna, valorizar a sua cultura tradicional para nunca deixar de existir e para sempre existir e resistir para proteger a mãe natureza.